Com nível de chuvas acima do esperado, Defesa Civil intensifica vistorias

10 Jan 2019

Janeiro tem sido um mês marcado por tempestades em Campo Limpo Paulista. De acordo com a Defesa Civil, que intensificou as vistorias em áreas de risco do município ao lado da Secretaria de Obras, o esperado para todo o mês era de 200 milímetros de chuva. No entanto, apenas nos primeiros dez dias do mês, a cidade já registrou um volume de 155,07 milímetros. Em 2018,  foram 67,98 milímetros de chuva no mesmo período.  

O coordenador da Defesa Civil, Bruno Galvão, destaca que a população deve redobrar os cuidados no caso de chuvas fortes, principalmente quando trata-se de residências em áreas de risco.  "Nesse período temos um aumento pluviométrico que pode causar alagamentos, enchentes, escorregamentos e muitas quedas de árvore."

Segundo ele, neste início de ano três casas precisaram ser interditadas por prevenção. "Estamos percorrendo os bairros, visitando imóveis e falando com os moradores para orientá-los sobre a situação de algumas casas que ficam próximas a encostas ou áreas de deslizamento. A chuva é um acontecimento da natureza que pode causar diversas situações de risco." Todos os incidentes registrados estão sendo reportados à Defesa Civil Estadual.

De acordo com Bruno, a cidade também registrou alguns pontos de alagamento nesse início do ano. A Secretaria de Serviços Urbanos tem realizado um trabalho de desobstrução e limpeza de bocas de lobo para evitar esses casos. Os moradores podem fazer a solicitação via telefone 156, da Ouvidoria. Além disso, a pasta tem sido fundamental para colaborar na limpeza da cidade pós chuvas e deslizamentos.

A Defesa Civil está à disposição da população e pode ser acionada pelo telefone 199.  Com relação às árvores, Bruno lembra que a Defesa Civil trabalha apenas em casos de risco eminente e que a poda ou supressão devem ser solicitadas ao departamento de Meio Ambiente, por meio do telefone 156.

  

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário