Acessibilidade

Dia do Socorrista: 'anjos' se dedicam a salvar vidas em Campo Limpo Paulista

10 Jul 2019

É em questão de segundos que os socorristas do Serviço Municipal de Ambulância, que atende por meio do telefone 192, saem da base, no Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista, para o atendimento das mais de 700 ocorrências mensais do município. E, para celebrar a importância desses profissionais, conhecidos como verdadeiros 'anjos' na cidade, existe o Dia do Socorrista, comemorado neste 11 de julho.

Atualmente são 16 socorristas na equipe, que se revezam nas mais diversas ocorrências em Campo Limpo Paulista. "O trabalho deles é importantíssimo e essencial para a toda a população. Todos nós admiramos esses profissionais", comentou o prefeito dr. Japim Andrade.

 Algumas ocorrências, para eles, são as mais marcantes, principalmente quando envolvem crianças. "Esse é o fraco de todos. Mas participar de qualquer salvamento é muito gratificante. É um trabalho com muita adrenalina", comenta Maria José Alves Pereira, há 10 anos na profissão.

Para Geraldo Lucindo Alves, que trabalha há 12 anos como socorrista, o amor à atividade é essencial. "É preciso gostar muito do que faz, pois exige muita dedicação." Esse é o mesmo sentimento de Jones Pazini Bonfim, socorrista há 8 anos. "Conseguir salvar vidas, ver que a pessoa está bem nos faz ganhar o dia."

 E, fazer o bem ao próximo, é o que encantou Esdras Ramalho dos Santos, que há sete anos está no Serviço Municipal de Ambulância de Campo Limpo Paulista e já atuou como bombeiro em Itupeva. "Corremos contra o tempo para ajudar as pessoas." E, essa corrida, nem sempre é fácil. "Entre os desafios diários estão o trânsito, pessoas que não dão passagem para o veículo e também alguns trotes sobre ocorrências que não existem."

A coordenadora do Serviço, que é socorrista há 12 anos, Adriana Inácio Lacerda, destaca que além da dedicação diária, os profissionais também se atualizam mensalmente. "Todo mês abordamos vários temas comuns ao dia a dia do socorrista em cursos voltados para o atendimento pré-hospitalar."

Para ela, a profissão é gratificante . "A chegada do serviço de ambulância ao local do acidente evita que o paciente evolua de maneira negativa. A intervenção rápida evita vários agravos e salva vidas."

MAIS - Caso necessário, o serviço pode ser acionado pelo telefone 192.


  

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário