Entidades têm capacitação sobre manuseio de alimentos para o Carnaval 2018

29 Jan 2018

A Secretaria de Saúde promoveu uma capacitação na tarde desta segunda-feira (29), por meio da Vigilância em Saúde, sobre "Boas práticas de manipulação de alimentos em barracas", para as entidades beneficentes que irão compor a praça de alimentação do Carnaval 2018. A ação visa à prevenção de contaminação dos alimentos que serão oferecidos.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Roberta Assalim Fernandes, ofereceu dicas aos participantes conforme a Resolução Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) relativa ao Comércio Ambulante de Gêneros Alimentícios SS - 142, de 03 de maio de 1993 (confira a norma pelo link: https://goo.gl/VHvPKT).

"Todas as entidades deverão seguir as regras de higiene pré-estabelecidas para oferecerem com a melhor qualidade seus respectivos produtos. O Carnaval acontece em período de muito calor o que vai redobrar a fiscalização sobre os alimentos", disse Fernandes.

CUIDADOS - Entre as exigências se destacam: cada barraca com pelo menos duas pessoas, uma para manuseio do alimento e outra para o caixa; a área interna da barraca deve estar limpa e organizada; objetos pessoais não podem estar à vista dos clientes; roupas limpas e de cores claras sempre utilizando calça e camiseta com manga média, além do avental, luvas e touca; recipientes com água, sabonete líquido e álcool em gel para higienização; toda barraca deverá ter dois lixos um fora e outro dentro, o interno sempre fechado; alimentos sempre refrigerados e longe do chão; materiais descartáveis para consumo do produto e outras especificações.  

Participaram do encontro as seguintes entidades: Abrigo do Jello, Fundo Social de Solidariedade (Funss), Associação Casa do Senhor Bom Jesus, Lar Raio de Luz, APAE e Fiutcab. O encontro com as entidades foi dividido em duas turmas, a segunda classe será nesta terça-feira (30), às 14h, na Vigilância em Saúde.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário