Febre amarela é tema de palestra para celebrar Dia do Meio Ambiente

12 Jun 2018

A Secretaria de Obras, por meio do Departamento do Meio Ambiente, realizou nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal, um evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. A noite contou com a palestra "Febre Amarela e a Epizootia em primatas", com o biólogo, Vladson Barbi de Mello. Além disso, a professora Cláudia Ortiz, da EMEF Dr. Francisco Monlevade apresentou o projeto vencedor do concurso CPFL nas Escolas, no qual a unidade ficou em 1º lugar.

Durante o bate-papo, Vladson destacou que muitos macacos têm sido mortos por pessoas que, erroneamente, acham que eles são transmissores da febre amarela. O biólogo explicou que os mosquitos são os vetores da doença. Em áreas florestais, o principal é o 'Haemagogus' e no meio urbano a transmissão se dá por meio do Aedes aegypti (o mesmo da dengue). "Os primatas são importantíssimos para a Vigilância. Eles são os primeiros a ficar doentes e assim é possível detectar onde o vírus está circulando", destacou, frisando a importância de avisar a Vigilância em Saúde (4039-8711) ao localizar macacos mortos.

Vale lembrar que matar macacos é crime ambiental. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156 e 153.

Até o momento, foram recolhidos 34 macacos em Campo Limpo Paulista e 13 deles foram considerados, após exames, positivos para a febre amarela. Foram aplicadas 59,759 doses de vacina na cidade, o que equivale a 72,41% da população. Para a vacinação, os munícipes podem comparecer à Unidade Básica São José I às segundas-feiras, das 7h às 12h. Na UBS Central a vacina está sendo aplicada sempre às quartas-feiras, das 7h às 12h. Já na UBS Botujuru o atendimento é sempre às terças-feiras, das 13h às 15h.

MAIS - Também foram doadas no evento mudas em tubos plásticos. Além disso, o escritor e produtor de mudas, Ângelo Pellegrino, morador de Campo Limpo Paulista, presenteou os participantes com o livro autoral 'O Homem e a Árvore'. O evento contou com a presença da secretária de Obras, Márcia Andrade. 

Na sexta-feira (15) haverá distribuição de mudas em frente ao Paço Municipal (Av. Adherbal da Costa Moreira, nº 255, Jardim América). Além das mudas, algumas sementes floríferas de espécies variadas serão oferecidas.

      


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário