Funcionários da saúde tem capacitação com bombeiros

05 Dez 2017

Motoristas de ambulância, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na tarde desta terça-feira (5), de uma capacitação com o 19º Corpo de Bombeiros de Jundiaí. Durante o encontro foram abordadas técnicas de socorrismo e atualizações sobre transporte de vítimas.

O bombeiro jundiaiense, cabo Fábio Santos, iniciou a palestra tirando dúvidas dos participantes sobre a manobra de Heimlich, que permite desengasgar uma pessoa. "Há casos e casos quando se trata de engasgos. Em bebês, é orientado que a criança esteja deitada sobre os braços de um adulto virada para baixo e que haja a compressão leve nas costas. Já em grávidas e obesos, o procedimento de compressão deve ser feito na altura do tórax", explicou.  

A palestra também abordou o transporte de vítimas. "Os atendimentos clínicos são mais fáceis de proceder. No entanto, quando se trata de grandes acidentes, sempre é necessário averiguar as condições das vítimas para o transporte em prancha, 'kad' ou outros meios."

Atento às orientações, o motorista de ambulância, Carlos Dias, de 51 anos, estava animado com o curso. "É sempre bom se manter atualizado."



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário