Grupo de Gestantes oferece visita guiada à maternidade do Hospital de Clínicas

07 Ago 2018

A manhã fria desta terça-feira (7), não impediu que a gestante, Regina Helena de Lima, de 36 anos, moradora do bairro Estância São Paulo, comparecesse a visita guiada à maternidade do Hospital de Clínicas (HC), proporcionada pelo grupo de gestantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). Com intuito de apresentar o local onde as mamães terão o primeiro contato com o bebê, o momento foi importante para sanar dúvidas sobre o parto e pós-parto.

Helena que está no sétimo mês de gestação de uma menina, olhava atentamente a cada passo da enfermeira, Elisa Valcelli, que foi a responsável pelo passeio. "Começamos pela triagem onde a gestante será recebida para a classificação de risco. Se tudo estiver bem, a mamãe é encaminhada ao obstetra e ginecologista, que vão averiguar as condições da paciente para o parto", contou Valcelli.

Posteriormente, Regina foi levada à sala de pré-parto, onde são oferecidos leitos até que a paciente esteja pronta para seguir à sala de parto normal ou centro cirúrgico, em caso de cesárea. "Eu achei tudo bem diferente e mais moderno. Já tenho outros quatro filhos, mas todos foram no antigo hospital. É a primeira vez que serei atendida aqui", disse a grávida acompanhada de sua filha Thayani, de 14 anos.

Como última ala visitada, a sala de acomodação das gestantes foi apresentada a Regina. As mães são monitoradas 48h após o parto, podem ficar junto de seus bebês e contam com o direito de um acompanhante. "Nosso diferencial é permitir que se tenha um acompanhante no quarto com a mãe, o que dá a elas mais segurança. Entendemos o quão importante é se sentir abraçada neste momento", salientou a enfermeira Elisa.

MAIS - A maternidade do HC além de oferecer uma estrutura de qualidade às mamães, também já realiza os testes do pezinho, linguinha e coração. Outro destaque da maternidade é que o cartório da cidade disponibiliza um representante à unidade semanalmente e já realiza o registro de nascimento dos bebês, ou seja, a criança já sai do hospital com a certidão de nascimento pronta.

Para visitar a maternidade hospitalar, as grávidas devem se cadastrar no Centro de Referência e Assistência Social São José - CRAS (Estrada da Bragantina, 1871, São José), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, além de participarem das atividades realizadas quinzenalmente com o grupo de gestantes no mesmo local, sempre as manhãs de sextas.

O grupo de gestantes é conduzido pela orientadora social, Maria Gilda de Oliveira; pela assistente social, Maria do Carmo Lima; pela psicóloga, Andreia Ferraresi Beraldo e pala representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Mônica Ota. 


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário