Hospital de Clínicas inicia mamografias

24 Set 2018

O Hospital de Clinicas de Campo Limpo Paulista iniciou nesta segunda-feira (24) a realização de exames de mamografia, essenciais na prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Serão realizados 200 procedimentos por semana, como objetivo de eliminar uma fila de 1.500 mamografias. Além disso, está em fase de instalação a sala para ultrassonografia.

O prefeito dr. Japim Andrade celebrou esse novo passo na Saúde no município. "É um direito da mulher que, felizmente, estamos conseguindo atender. É um sonho realizado", disse, ressaltando que a rede municipal passou a realizar recentemente a colposcopia, além de ter reativado o Programa de Planejamento familiar,  com possibilidade de laqueadura ou vasectomia.

Entre as primeiras mulheres a realizar o exame estava Eurides de Oliveira, de 70 anos, moradora da Vila Marieta. "Estou muito feliz em poder fazer o exame em Campo Limpo Paulista. A mamografia é importantíssima para a saúde da mulher", comentou. Assim como ela, Josivânia Almeida dos Santos, de 43 anos, moradora do Pau Arcado, também aprovou. "É um exame de rotina que as mulheres precisam fazer. Antes era necessário viajar para outras cidades e muita gente acabava desistindo."

O secretário de Saúde, dr. Luiz Angelo Zanoti, explicou que antes da abertura da sala para o procedimento no Hospital de Clínicas, Campo Limpo Paulista dependia de vagas em municípios vizinhos para atender a demanda. "A mamografia é esperada em Campo Limpo Paulista há mais de 20 anos."

Ele contou que em Jundiaí eram realizadas apenas 70 mamografias por mês. Além disso, por conta de uma parceria recente firmada com a Prefeitura de Cajamar, são feitos mais 200 exames por mês. "Trocamos vagas no Centro de Nefrologia da nossa cidade pelos exames em Cajamar. Mesmo assim, ter um mamógrafo na nossa cidade é um grande passo. A expectativa é de atender a todas as mulheres que estão na fila em um curto espaço de tempo."


   

 

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário