Meio Ambiente leva alunos da EMEF Mário Covas em visita à Sabesp

18 Set 2018

A Prefeitura por meio do Departamento de Meio Ambiente (Dmat) realizou na manhã desta terça-feira (18), uma visita guiada à Estação de Tratamento de Água de Campo Limpo Paulista e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Várzea Paulista, junto à turma do 3º ano "A" da EMEF Mário Covas. A visita à empresa Sabesp proporcionou o conhecimento desde a captação de água até o despejo depois de utilizada.

A chegada na estação de tratamento de água foi marcada por euforia. O representante da Sabesp, o químico, Marcelo da Silva foi o guia da vez. "Aqui a gente capta a água do Rio Jundiaí, que passa pelos processos de limpeza química e, posteriormente, por filtração e assim segue para nossas casas para gente tomar banho, usar na cozinha e para matar nossa sede", ilustrou Marcelo.

Durante o percurso os pequenos precisaram de muita concentração e habilidade para andarem em meio as instalações. "Achei muito incrível. A gente nem imagina que a água vem daqui", disse surpresa a aluna, Gabriele.

Em seguida, os alunos visitaram o processo posterior utilização da água, na ETE de Várzea Paulista. O técnico em Saneamento Básico, Tiago Linard recebeu a criançada e demonstrou no laboratório da Sabesp os níveis de purificação da água. "A gente recebe o esgoto muito escuro e mal cheiroso. Depois que nós limpamos com os próprios fatores biológicos, a sujeira decanta e a água limpa volta para o Rio Jundiaí, que já está no nível três de purificação."

MAIS - Para a professora, Lucimara Rodrigues, o passeio foi importante para a vivência das crianças. "Nós trabalhamos a conscientização ambiental em todos os anos e esse é um importante passo para falarmos sobre a água e sua preservação". A pedagoga do setor de Meio Ambiente, Antônia Lazzarin Paganotto, afirma que a ação pretende levar aos adultos de amanhã a valorização da natureza e seus recursos.

"Esses passeios ambientais refletem a necessidade de nossos alunos aprenderem cada dia mais sobre preservação. O projeto é interdisciplinar é visa que esse conhecimento repercuta em casa", salientou.

A iniciativa faz parte do Programa Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo, que incentiva a conscientização ambiental e gera recursos às cidades participantes. Estiveram na visita: a coordenadora da EMEF Mário Covas, Adriana Morim e a estagiária em Engenharia Ambiental da Dmat, Kethleen Carvalho.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário