Novembro Azul começa com conscientização na UBS Jardim Europa

07 Nov 2018

A quarta-feira (7) foi marcada por um papo para lá de especial na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Europa. A médica Beatriz Munive Perez realizou uma palestra sobre prevenção ao Câncer de Próstata. A conversa faz parte da programação do 'Novembro Azul'.  

O morador do Jardim Europa, Joel Carlos Santos, acompanhou e destacou que, por conta de um histórico familiar, faz exames regulares. "Sei da importância da prevenção e do cuidado. Por isso, estou em dia com os exames", disse. Assim como ele, Arnaldo Alves também participou da manhã repleta de informações. "Trazer essa mensagem para o público da UBS é muito importante", comentou ele, que passa pelo médico semestralmente.

A médica aproveitou a oportunidade para falar também com as mulheres que estavam no local. "Vocês precisam levar essa mensagem adiante, para seus pais, filhos, maridos e conhecidos. Os homens precisam fazer acompanhamento médico." Segundo ela, a presença de pessoas do sexo masculino em consultas médicas é bem menor que a de mulheres. "Ainda existe muita resistência."

Durante a palestra, a médica explicou o que é a próstata e destacou que o câncer que ocorre neste local acontece quando as células se multiplicam de uma maneira mais veloz do que a normal. "O câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo e o que mais afeta os homens", explicou, destacando que o câncer de próstata é a quarta causa de morte por câncer no País.

A regularidade dos exames preventivos, de acordo com a médica, é essencial a partir dos 45 anos. Entre os fatores de risco, estão alimentação, sedentarismo e obesidade, etnia (negros têm maior incidência), poluição ambiental, além de histórico familiar (principalmente em casos em que o irmão já teve a doença).  Entre as dicas de prevenção estão não fumar, fazer atividade física, reduzir consumo de álcool, controlar o peso e visitar o médico regularmente.

MAIS - Neste mês, o exame de toque retal e PSA (coleta de amostra de sangue), essenciais para o diagnóstico do câncer de próstata, estão sendo agendados em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade.  Além disso, há uma programação especial de palestras e eventos preventivos.

A UBS São José contará com palestra nos dias 8, às 9h30; e no dia 13, às 14h30.

Também dia 8, a UBS Vila Marieta recebe a palestra sobre prevenção ao câncer de próstata às 9h. A mesma programação se repete na unidade no dia 22, às 9h.

O Ambulatório Central falará sobre mitos e verdades do câncer de próstata no dia 9, às 9h30.

Já a UBS Vera Regina terá durante todo o dia 14 de novembro o 'Dia D' para consultas com livre demanda para homens. No dia 22, às 9h, a UBS recebe também uma palestra sobre prevenção.

A UBS Botujuru recebe palestra no dia 14, às 9h. No dia 27, às 9h, a Unidade Básica contará também com uma peça teatral especial sobre Novembro Azul.

Na UBS Parque Internacional, a palestra acontece no dia 27 de novembro, às 9h.  



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário