Prefeito visita 'Oficina de Bonecões' e contempla tradição popular

12 Jan 2018

O prefeito dr. Japim Andrade visitou a Oficina de Bonecões oferecida aos artesãos e dirigentes dos blocos carnavalescos da cidade, na manhã desta sexta-feira (12), no Centro de Referência e Assistência Social São José (CRAS). A oficina visa à formação de novos praticantes da técnica e a participação dos bonecões nos carnavais campolimpenses.

Para o prefeito dr. Japim Andrade a oficina reforça o intuito dos eventos da cidade, que difundem a cultura popular. "Nossos eventos sempre reforçam as influências da cultura popular brasileira, como é o caso do Folclorando, realizado em agosto de 2017. Trazer os bonecões para a tradição do carnaval campolimpense é uma maneira de fomentar ainda mais este universo tão rico de cores e criatividade", ressaltou o Chefe do Executivo.

A diretora de Cultura, Dedé Lenk, explica que a confecção dos bonecões foi ecologicamente correta e que trouxe à tona a memória ferroviária de Campo Limpo Paulista. "Teremos dois grandes personagens construídos. Será um casal, no qual a mulher foi batizada de Maria-Fumaça e o homem de Tião do Trem", contou.

INTERCÂMBIO CULTURAL - A artista plástica e oficineira, Ana Sales trouxe do município de Caçapava toda sua experiência e tradição na construção de Bonecões articulados e não articulados. Ela conta estar satisfeita com os resultados. "Nós trabalhamos em cima dos bonecos desde o dia 8. Eu nunca fui tão bem recebida em uma cidade como estou sendo aqui. É muito bom compartilhar o conhecimento", contou alegre.

Durante a visita, também esteve presente o gestor de Cultura e Turismo de Várzea Paulista, José Antônio Moreira, que presenteou os oficineiros com um almoço tradicional, no cardápio "Tutu à Varzina", prato típico do município. ?Nós fomos convidados para participar deste último dia de oficina aqui em Campo Limpo Paulista, para conhecermos um pouco mais desta tradição, que também será incorporada no carnaval de Várzea Paulista. Esse almoço é nossa mostra de gratidão pelo convite."

EXPOSIÇÃO - Os bonecões ficarão expostos no Paço Municipal (Av. Adherbal da Costa Moreira, nº 255, Jardim América), a partir do dia 22 de janeiro até o dia 9 de fevereiro. O carnaval 2018 será realizado nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário