Prefeitura planta 200 mudas no Jardim Santa Maria

22 Ago 2017

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da coordenadoria de Meio Ambiente e Turismo, realiza plantio de 200 mudas de Jequitibá, Mulungu e Quaresmeira. A ação será realizada na Área de Proteção Permanente (APP), próxima ao Córrego do Jardim Santa Maria, neste sábado (26), a partir das 8h30.

O diferencial da ação está nas parcerias com a ONG Coati, escoteiros de Campo Limpo Paulista, comunidade local e alunos da FACCAMP e da Faculdade Anchieta de Jundiaí. Além disso, um novo sistema de fertilização de mudas será adotado para o plantio.

"Vamos utilizar a técnica 'Mulching Para Fertilização', o MPF, que consiste na utilização de um papelão sobre o solo para gerar mais capacidade de absorção térmica, química e de umidade para a planta se desenvolver", disse a coordenadora de Meio Ambiente, Fernanda Lobo.

A técnica foi criada e patenteada pelo pesquisador da "Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz", da Universidade de São Paulo (USP), Armando Falcone Filho, e se assemelha ao processo que a natureza executa para autofertilização. "O papelão faz às vezes das folhas e galhos que caem sobre o solo. Isso potencializa o crescimento saudável das plantas", conta o professor Armando.

O projeto de MPF também é coordenado pelo professor, César Teixeira, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN- USP).

A coordenadora do Meio Ambiente explica que este tipo de intervenção, além de educativa, é de extrema importância para fomentar a pesquisa científica na região e recuperar áreas degradadas. "A Coordenadoria de Meio Ambiente tem buscado parcerias de caráter multidisciplinar para viabilizar a participação de alunos das faculdades regionais a protagonizarem suas futuras carreiras dentro do município", finaliza Fernanda.

O plantio será aberto para toda comunidade na rua Mestre Gebin. Para mais informações (11) 4039 -8319.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário