Professoras da rede municipal têm formação do PNAIC

09 Mai 2018

Professoras da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quarta-feira (9), de mais um encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pauta da capacitação foi Produção de Texto.

Os educadores são da Educação Infantil e dão aulas para crianças de 4 a 5 anos. No entanto, o PNAIC também é estendido aos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental . As discussões têm foco na linguagem e matemática e têm como foco realizar uma reflexão sobre o que é praticado em sala de aula.

Todo o material trabalhado é elaborado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal de São Carlos, em parceria com o Ministério da Educação. Para as educadoras do Fundamental há ainda o apoio do Governo do Estado, há ainda o 'Ler e Escrever' e o 'Educação Matemática dos Anos Iniciais - EMAI' .

"Durante os encontros as profissionais têm a oportunidade de trocar ideias, conhecer a realidade de outras escolas e saber que muitas vezes elas têm situações em comum", comentou a orientadora técnica da Secretaria de Educação e orientadora de estudos do PNAIC, Alessandra de Matos Silva, que ao lado da supervisora e orientadora Cristiane Regina da Silva Santos conduziu a formação.

Durante o encontro, tarefas em grupo são realizadas para que os temas sejam aprofundados. Além disso, há uso de material em vídeos, leituras e proposta de trabalhos para que as educadoras apresentem nos encontros seguintes.

MAIS - Para as professoras, as capacitações são importantes. "Precisamos estar antenadas e atualizadas", comentou a professora Izabele Regina dos Santos Pantalião, que há oito anos dá aulas na rede municipal. Assim como ela, Amália Tavares Simão, que ingressou neste ano na rede, também aprova. "Sou recém-formada e esses encontros me trazem uma luz que vai além do que aprendi na faculdade. São conhecimentos valiosos."



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário