Reestruturados, CEAMs atendem mais de 4 mil alunos

12 Set 2018

Cultura, esporte, educação e lazer. Esses são os principais pilares dos Centros de Arte e Movimento (CEAMs), de Campo Limpo Paulista, projeto da Secretaria de Educação que, a cada ano, cresce em número de alunos e oportunidades. O salto foi de cerca de 700 alunos em 2016 para mais de 4 mil frequentadores assíduos em 2018, nas quatro unidades. 

"Nossa proposta foi reformular um projeto que existia anteriormente e atendia apenas jovens. Hoje recebemos crianças, jovens e adultos, com várias atividades gratuitas. Temos espaço para todos. Estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais", comentou o prefeito dr. Japim Andrade.

De acordo com o secretário de Educação, Ronaldo Pereira, os CEAMs também são uma boa alternativa para o contraturno escolar. "Os alunos que não estudam em escolas de período integral contam com alternativas, tanto de manhã quanto no período da tarde, para praticar alguma atividade que traga ganhos importantes ao cotidiano."

A coordenadora dos CEAMs, Alessandra Alves Andrade, comentou que a grade de atividades dos CEAMs foi reformulada de acordo com as demandas da população. "Procuramos atender a todas as idades e adequar os espaços. Atualmente estamos usando estruturas no entorno dos CEAMs para possibilitar mais atividades à população. A musicalização infantil e o pilates, por exemplo, agora fazem parte da nossa grade e foram solicitações dos munícipes."

Um bom exemplo do salto do número de alunos e de modalidades é o CEAM da Vila Ypê, que começou o ano com 450 alunos e agora já passa dos 700. "Com um plano de ação, mobilizamos a comunidade, mostramos o projeto aos pais dos alunos e ele cresceu ainda mais", explicou Vanessa Herreira, diretora do espaço. 

Atualmente, são quatro CEAMs: Monte Alegre, São José, Botujuru e Vila Ypê, com cerca de 15 a 20 cursos em cada um, todos gratuitos. As modalidades são: zumba, pilates, caminhada, funcional, balé, jazz, jogos recreativos, xadrez, inglês, capoeira, hip-hop, musicalização infantil, teatro, desenho, violão, violino, jiu-jitsu, flauta, artesanato e canto. 

MAIS - Entre os alunos que hoje aproveitam a estrutura dos CEAMS está Elizângela Vasconscelos, de 38 anos, moradora do Outeiro das Paineiras. Ela conta que o filho já frequentava a unidade da Vila Ypê e, inspirada nele, ela começou a fazer zumba e capoeira no local. "É um projeto extraordinário, que mudou minha rotina. Minha autoestima aumentou muito." Assim como ela, Joseildo Nascimento dos Santos, de 30 anos, morador do Parque Santana, também aprova. "Faço aulas de violão e gosto muito. Se eu fosse pagar uma escola, seria muito caro."

Os interessantes podem entrar em contato com os espaços para verificar quais vagas e cursos estão disponíveis.

Confira os telefones e endereços:

CEAM MONTE ALEGRE - Rua Lucínio Laureano Lopes, 60 - telefone (11) 4039-1355

CEAM SÃO JOSÉ  - Rua Armando Lenhaioli, 116 - telefone (11) 4812-3400

CEAM BOTUJURU - Rua Santo Antônio, 235 - telefone (11) 4812-4500

CEAM VILA YPÊ - Rua Wilson Nicola Garcia, 70 - telefone (11) 4812-2950


      

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário