Acessibilidade

Saúde alerta que idosos devem recorrer à uma UBS Sentinela nos primeiros sinais de falta de ar

17 Jun 2020

A Secretaria de Saúde faz um alerta aos idosos: pessoas com mais de 60 anos devem recorrer à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Sentinela nos primeiros sintomas de falta de ar. Não é necessário  contatar o DISK-COVID 150 em caso de idosos com sintomas de falta de ar.

Segundo o Secretário de Saúde, Sebastião Batista, as UBS´s Sentinelas - São José, Botujuru e Vera Regina - estão identificando que pessoas com mais de 60 anos estão recorrendo ao serviço de saúde quando estão com o sintoma da falta de ar há alguns dias. "Quanto antes acompanhar um idoso com falta de ar, melhor. Reduzimos o risco e monitoramos esse paciente que está no grupo de risco" - explica Batista.

O médico também alerta que o monitoramento é importante para registrar a data em que sintomas surgiram e assim marcar uma data provável do teste, caso os sintomas persistam.  O teste rápido deve ser feito à partir do décimo quarto dia após os sintomas do paciente; porém se o médico avaliar urgência no caso, o teste pode ser aplicado à partir do décimo dia. Antes desse período o organismo não desenvolveu o anticorpo do vírus e portanto não será confirmado no exame.

OBS.: A Secretaria de Saúde esclarece que a testagem deve ser feita após o décimo ou décimo quarto dia de acordo com a marca do exame.


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário