Acessibilidade

Saúde divulga as UBS´s com atendimento exclusivo para os suspeitos em Coronavírus e lança o DISK-COVID

08 Abr 2020

O fluxo de atendimento de pacientes na saúde pública de Campo Limpo Paulista será alterado a partir de segunda-feira, dia 13. A Secretaria de Saúde também implantará o DISK-COVID 19 através do número de telefone 150, para que as pessoas recebam orientações e encaminhamentos através da avaliação de um médico.

 

O novo Protocolo de Atendimento visa reduzir o contato de suspeitos do Coronavírus com outros pacientes. Os enfermeiros da rede municipal de Saúde foram capacitados sobre os novos procedimentos, bem como sobre o pico da doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde, será em abril e maio.

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Botujuru, Vera Regina e São José atenderão somente os casos com suspeitas de Coronavírus. Os casos com quadros respiratórios não devem se dirigir para outras UBSs. Portanto, quem é atendido em uma dessas unidades, não poderá se dirigir até elas, a partir da semana que vem. As pessoas atendidas nas UBSs do Botujuru, Vera Regina e São José, chamadas por Unidades Sentinelas terão de procurar uma das outras cinco UBSs.

As UBSs do Parque Internacional, Pau Arcado, Jd. Europa, Vila Marieta e o Ambulatório Central farão o atendimento corriqueiro como curativo, troca de receita e aplicação de vacinas.

As pessoas com sintomas do COVID-19; tosse, coriza, febre e falta de ar devem ligar para o DISK-COVID que estará disponível a partir de terça-feira, dia 14, para saber se devem permanecer em casa ou se devem procurar uma Unidade Básica de Saúde.

A Secretaria de Saúde informa que pessoas com sintomas do Coronavírus não devem se dirigir as UBS´s ou ao Hospital de Clínicas sem contatar o DISK-COVID, exceto crianças com os sintomas do vírus, que deverão se dirigir ao Hospital de Clínicas porque os equipamentos para avaliar o nível de oxigênio são específicos. 

A exceção é para crianças, mesmo assim a Secretaria de Saúde orienta a ligar no DISK-COVID antes de se dirigir ao Hospital de Clínicas (HC), porque nas UBSs Sentinelas não terá pediatra, somente o médico da família. Então, a avaliação de crianças será no HC, que dispõe de oxímetro infantil para avaliar o nível de oxigênio. 

O DISK-COVID 19 será atendido por uma assistente e dependendo do caso, o médico prestará a assistência.

As UBSs para os casos sintomáticos do COVID-19, bem como o DISK-COVID vão funcionar das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O atendimento do DISK-COVID será pelo 150.

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário