Javascript Incompatível ⇑ topo

Notícias > GBCV e Defesa Civil têm equipe qualificada por instrutores que atuam na Nasa

Faça chuva, faça sol, os bombeiros do Grupamento de Bombeiros Voluntários(GBCV), de Campo Limpo Paulista, estão à disposição da população, ao lado da Defesa Civil. E, integrando esse time ‘ponta firme’ estão dois membros com treinamento ‘BREC – USAR: Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas’, ministrado no final do último ano em Aracajú por instrutores que ministram curso na Nasa.

Apenas o subcomandante do GBCV, Thiago Schiavinato, e o coordenador da Defesa Civil de Campo Limpo Paulista, Bruno Alves Galvão, têm o certificado em todo o Estado de São Paulo. Com essa formação, eles são capacitados para atuar em ocorrências em outros Estados e fora do Brasil.

“É um conhecimento importante para ocorrências do dia a dia por conta de adversidades climáticas, como deslizamento e soterramentos. Também serve para resgate em espaços confinados”, explica Thiago, destacando que o treinamento pelo qual passou ao lado de Galvão foi pesado. “São simuladas diversas situações ao longo do curso. Por isso, todos os bombeiros com essa formação têm o mesmo nível técnico e podem atuar de forma universal.”

De acordo com Galvão, as aulas exploraram o resgate em áreas de difícil acesso, uso de equipamentos, movimentação de cargas pesadas, desabamentos e deslizamentos. “Sabemos como chegar em áreas de desastres da maneira certa para salvar as pessoas que estão ali e não fazer outras vítimas.”

Para ele, todo treinamento é importante. “A nossa ideia aqui é sempre buscar aperfeiçoamento e atualização. Não podemos parar.” Ao lado do GBCV a Defesa tem trabalhado em um Plano de Emergência para Campo Limpo Paulista, montando um sistema de comando de incidentes e reformulando o setor de crises e emergências.

Sobre estruturas colapsadas, Galvão comenta que tem feito vistorias frequentes em Campo Limpo Paulista para avaliar a situação de imóveis em diversos bairros, como Botujuru, Parque Internacional, Vila Constança, e outros. “O trabalho é preventivo e de orientação. Felizmente não registramos ocorrências graves.”

Quem precisar da visita da Defesa Civil para avaliar problemas como rachaduras em residências, pode solicitar via 156. Caso seja urgente, o número da Defesa Civil é o 199.

 

Seja voluntário - O Grupamento de Bombeiros Voluntários está com inscrições abertas, até 23 de março, para interessados em prestar o serviço em Campo Limpo Paulista. Entre os requisitos, estão: não possuir antecedentes criminais, ser formado como Bombeiro Civil em escola credenciada e passar em testes como o de aptidão física e psicológica. As vagas são para homens e mulheres.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na sede do GBCV em Campo Limpo, que fica na Alameda dos Direitos Humanos, 37, ou pelo site https://www.gbcv.org/unidade-campo-limpo-paulista.



Compartilhe

Confira outras Noticias
Copyright © Prefeitura - 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.