Administração

Prefeitura investe na gestão de manutenção e abastecimento da frota municipal

Data da publicação: 22/07/2022 14:27:21

Imagem: Divulgação Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Desde o início do ano passado, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista investe em soluções inovadoras e tecnológicas para resolver velhos problemas na administração municipal. A maneira como é feita a manutenção dos veículos da Prefeitura passou pela principal mudança. Os  veículos sucateados foram para leilão e uma nova licitação foi feita para reduzir os preços de peças e mão de obra. O resultado foi uma economia de R$ 800 mil, em 2021.

Agora, começou o treinamento das equipes gestoras e técnicas para uso de um novo processo de gestão de manutenção  da frota municipal. O novo sistema faz uma pesquisa online de empresas cadastradas para garantir sempre o melhor preço.

Para o diretor de Planejamento e Gestão, José Riberto da Silva, tudo o que for gerado da economia tem como objetivo melhorar a frota municipal, que atende áreas como saúde e educação. "Houve uma melhora muito boa nas condições da frota, mas ainda há muito por ser feito". 

O sistema

Tudo é feito de forma online e integrada, através do site ou de aplicativo da empresa contratada. No caso de urgência, como quebrasé possível acionar guincho em qualquer lugar do Estado de São Paulo e encaminhar o veículo para avaliação e mais de 10 mil oficinas credenciadas. A partir daí, o serviço passa a ser cotado e a Prefeitura será avisada quando obtiver o melhor preço.

Com isso, a gestão municipal ganha agilidade na manutenção,  fazendo com que os preços entre oficinas e fornecedores se tornem mais competitivos, tornando a manutenção corretiva e preventiva mais acessível e feita dentro de uma programação controlada. 

As manutenções orçadas pelo corpo técnico só são liberadas após revisão do processo pelo gestor da pasta e auditadas pela Gestão Pública. "Aumenta a segurança e dá credibilidade ao processo", julga Riberto. 

Abastecimento

Uma novidade implantada, a partir de agosto, é o sistema de abastecimento por TAG, semelhante ao sistema do pedágio, o Sem Parar. A TAG será colocada no pára-brisa do veículo, dando total controle para a Gestão Pública sobre o abastecimento do veículo. 

O novo sistema abrange todo o território nacional, possibilitando o abastecimento da frota em outras cidades, como por exemplo, o transporte ambulatorial, que muitas vezes transporta pacientes para outras cidades.

Autor: Assessoria de Imprensa