Educação

11ª edição da Semana do Bebê chega ao fim

Data da publicação: 09/08/2022 17:09:40 - Data da atualização: 09/08/2022 17:09:40

Imagem: Divulgação Prefeitura de Campo Limpo Paulista

O início de agosto foi marcado pela realização da 11ª edição da Semana do Bebê, em Campo Limpo Paulista, desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com o Comitê Municipal do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI). Diversas atividades para as mães e crianças da cidade foram oferecidas e, mais de mil pessoas participaram com aulas presenciais no Esporte, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas.

As crianças, mães e gestantes que são atendidas pelo CRAS Leste, UBS Botujuru e Programa Criança Feliz participaram de uma contação de histórias voltada para as crianças. Já as gestantes puderam participar de uma roda de conversa. Uma formação para as monitoras da Creche Jardim América com o tema "Ser solidárias com nossos sentimentos e com os sentimentos das crianças” também fez parte do cronograma de atividades, além de uma capacitação para os enfermeiros de todas as UBS da cidade, com os membros do Comitê Municipal da Primeira Infância, na sala multiesportiva do Complexo Esportivo.

Michele Gutierres Ignacio, articuladora do Comitê Municipal das Políticas Integradas pela Primeira Infância no município, comenta sobre o evento. “A nossa 11° Semana do Bebê foi um sucesso. As diferentes secretarias e equipes foram mobilizadas e conseguiram desenvolver ações diversas para as crianças, famílias e profissionais. Os resultados promovem equipes mais bem preparadas para acolher e oferecer cuidados de qualidade às famílias e crianças acolhidas, fazendo com que se sintam representadas e bem-vindas. A cidade de Campo Limpo Paulista coloca-se como amiga da criança em mais este evento.”

Parceria Acquacel

O destaque da semana fica por conta de uma atividade com mães e bebês, realizada em parceria com a academia de natação Acquacel. Famílias do CRAS Leste e Botujuru puderam aproveitar uma aula na piscina, com o objetivo de conscientizar as mães sobre o perigo de afogamento que os bebês ficam expostos ao brincarem desacompanhados. Ao todo participaram 18 mães e 22 crianças.

A professora de Educação Física, Penha Solange, comenta sobre a importância de parcerias como esta. “A primeira causa de morte no Brasil entre as crianças que possuem de 1 a 4 anos de idade é o afogamento. Sabendo disso, a gente projetou essas aulas, com o objetivo de trazer um maior conhecimento para os pais, sobre o quão perigoso é deixar os filhos brincarem sozinhos na água”. Além da orientação sobre afogamento, as crianças também brincaram. “Praticamos esses tipos de exercícios para fazer com que a criança consiga relaxar ainda mais e, também, é uma maneira de fazer com que a relação entre mãe e filho seja fortalecida”.

A moradora do distrito de Botujuru, Regiane Cristina dos Santos, 39, participou da atividade e comentou sobre a iniciativa. “Atividades assim fazem com que nós, mães, estejamos mais próximos dos nossos filhos, pois conseguimos entender um pouco mais do emocional do bebê, também faz com que nós entendamos os riscos que os nossos filhos ficam expostos ao brincarem sozinhos na água”, comenta.

O Secretário de Esportes, Cleber Ulisses, comenta com alegria sobre esse tipo de ação. “Essa é a sensibilidade da nova gestão em oferecer ações que marquem vidas de forma positiva. Nós, da Secretaria de Esportes e Lazer, estamos felizes pelo resultado e agradecemos à academia Acquacel e a professora Penha pelo apoio que nos foi dado durante todo o processo”, completa.

Autor: Assessoria de Imprensa

Imagens