Esporte

Pedal azul e rosa: passeio ciclístico alerta para prevenção e diagnóstico precoce

Data da publicação: 21/11/2022 17:12:44 - Data da atualização: 21/11/2022 17:12:44

Imagem: Divulgação Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Bicicletas movimentaram os bairros de Campo Limpo Paulista no último domingo, 20 de novembro. O passeio ciclístico, organizado pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Esporte, teve como objetivo incentivar, conscientizar e alertar para a importância dos procedimentos do auto-exame e diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como a importância da detecção precoce do câncer de próstata.

Entre crianças, jovens e servidores, mais de 150 ciclistas fizeram o trajeto de 22 km – ida e volta, que começou no Centro Esportivo, às 8h30 e percorreu a Estrada da Bragantina sentido ao bairro Pau Arcado, retornando ao ponto inicial às 12h.

O Secretário de Esportes, Cleber Ulisses, afirma que a ação visa promover a prática do esporte, tanto quanto incentivar a população a buscar mais informações sobre cuidados e prevenção. “A ideia desta ação foi, além de destacar a importância da prevenção, promover a atividade física e a confraternização entre munícipes e turistas”, afirma. 

Eles aprovaram!

Diego Roberto Chenachi, há mais de 20 anos faz do ciclismo o seu hobby. E com a bagagem de experiência adquirida, foi um dos organizadores da rota e ajudou a guiar a turma durante todo o trajeto. Perito no assunto, diz que Campo Limpo Paulista é um dos seus lugares preferidos para pedalar. “Aqui na região há vários lugares encantadores para fazer pedal, seja para quem está iniciando ou até mesmo para quem quer competir. As estradas do bairro Pau Arcado, por exemplo, são excelentes para essa prática”, garante.

Fábio Israel pedala desde 2012. Para ele, ações assim fazem bem para a sua saúde física e mental, e agora também, para o seu empreendimento. “Eu sempre participo dessas atividades esportivas, tenho o incentivo também dos meus pais que pedalam. É uma ação atrativa para a sociedade se divertir e buscar saúde. Agora, faço do ciclismo também uma oportunidade de ganhar o meu sustento, vendendo meias esportivas”, comenta.

Já para Anne de Oliveira, esse passeio foi a estreia no pedal. Incentivada por um amigo que já pedala, investiu na bike e na vestimenta e foi animada para o percurso. “Vi nesse evento uma ótima opção para o início, tanto porque sou iniciante e também porque levei meu filho. Foi tudo muito organizado e com uma equipe de apoio competente que contribuiu para um passeio perfeito",afirma. Todo o percurso foi puxado por um jipe adaptado com som, levando animação para os ciclistas. Os participantes também contaram com pontos de hidratação, caminhão socorro, suporte da Guarda Municipal e da equipe da Secretaria de Saúde.


 

Autor: Assessoria de Imprensa