Meio Ambiente

Começa hoje inscrição para mutirão de castração

Data da publicação: 04/10/2021 14:34:07 - Data da atualização: 04/10/2021 14:34:07

Imagem: As inscrições podem ser feitas em 13 escolas do município, das 9 às 15h. O aviso de dia e horário para castração chega por whatsApp

A partir de hoje, interessados em castrar cães e gatos em Campo Limpo Paulista poderão fazer a inscrição para participar do mutirão de castração. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro, em 13 escolas municipais, para facilitar o acesso da população. A previsão nesta etapa inicial é castrar cerca de 450 animais nesta primeira edição, que está marcada para os dias 30 e 31 de outubro, mas quem não for chamado nestas datas deve aguardar, pois será avisado por mensagem quando poderá ser atendido.

As inscrições podem ser feitas das 9h às 15h, mediante apresentação de cópia e original de documento pessoal, comprovante de residência e CADSUS. Lembrando que só será aceito um animal por inscrição.

As inscrições nas escolas municipais terão apoio de equipe de estudantes de veterinária da Unifaccamp - que também ajudam com orientações. Após a inscrição, o proprietário será avisado por whatsApp de dia e horário da castração. Só poderá participar da castração quem tiver sido notificado.

Como vai funcionar

O castramóvel é um caminhão adaptado para a castração de cães e gatos, funcionando com um hospital volante. Ele será estacionado no Fubazão, onde os animais ficarão aguardando dentro do ginásio, em espaço previamente adaptado. O processo, da chegada até a liberação do animal, leva cerca de 1 hora. “Pedimos que não haja atraso, que a pessoa não falte, para podermos contemplar o maior número possível de animais”, fala Rodrigo Tim, veterinário responsável pelo Bem Estar Animal na cidade.

Para Neive Noguero, gestor de Meio Ambiente, esse é um passo grande e muito importante na consolidação do programa de bem estar animal, que será desenvolvido ao longo dos próximos anos. “Hoje, temos uma demanda grande no município porque é um projeto que não aconteceu nos últimos oito anos. Mas essa será uma nova realidade em, muito pouco tempo”, diz, lembrando que todos os animais castrados serão chipados.

O veterinário diz que o pós-operatório terá parceria com a rede particular, através da equipe do Castramóvel, garantindo assim uma ação efetiva na saúde de cada animal castrado. “É uma grande corrente com a população, protetores e veterinários para darmos qualidade de vida aos animais de nossa cidade”.

Escolas para as inscrições

EMEF Estância Figueira Branca - Estr. Figueira branca, 4185     

EMEF José Poli de Oliveira Dorta - Rua Teófilo Otoni, 194           

EMEF Lázaro Gago - Estr. Aksel Ernits, 2117                                    

EMEF Dr Francisco Monlevade - Rua Maria do Carmo Cardoso, 11    

EMEF Vereador Venâncio Gonzaga Ramos - Rua Carlos Caseli, 496    

EMEF Governador Mário Covas - Rua Armando Lenhaioli, 137            

EMEF Nair Ronchi Marchetti - Estr. do Garcia, 1163                               

EMEF Estância São Paulo - Est. Da Bragantina, 6431                          

EMEF Bairro do Pinheiros - Est. Oswaldo Grandizoli, s/n                    

EMEF Governador André Franco Montoro - Rua Pedro Lobo, 191         

EMEF Vereador José de Souza Charrua - Avenida Casa Branca, 3288

EMEF Vila Constança - Rua Águas da Prata, 1162

EMEF Professor Luiz de Carvalho - Rua da República, 1

Protetores de Animais

As inscrições para protetores de animais começam hoje (04/10) e encerram na terça-feira (05/10). Para fazer a inscrição dos animais, compareça na divisão de meio ambiente, na Alameda dos Direitos Humanos, 37 – centro, das 08h às 15h.

Autor: Departamento de Comunicação

Imagens