Saúde

Carreta da mamografia atende mulheres em Campo Limpo Paulista

Data da publicação: 29/11/2022 11:55:40

Imagem: Unidade móvel fica no município até o dia 10 de dezembro e está estacionada na Praça da Bíblia

A carreta da mamografia é um serviço itinerante do Governo do Estado de São Paulo que integra o programa “Mulheres de Peito”. A unidade móvel está em Campo Limpo Paulista e realizou, nesta terça-feira (29), o primeiro dia de atendimento e fica estacionada no município até o dia 10 de dezembro na Praça da Bíblia (Avenida Alfried Krupp) das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 12h. Por dia, são distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira e 25 senhas aos sábados. 

As interessadas em realizar o exame que tenham entre 50 e 59 anos precisam comparecer ao local munidas de Cartão SUS e RG. Já aquelas que têm entre 35 a 49 anos ou têm idade acima de 70 anos, precisam levar também um pedido médico do SUS. Caso a paciente tenha deixado o encaminhamento na Secretaria de Saúde e não tenha sido chamada até o momento, pode realizar o exame na unidade móvel.

Ao término do exame um protocolo e imagens são entregues à paciente e o resultado sai, em formato online, em um período de até 48 horas. É possível levar o protocolo até uma Unidade Básica de Saúde e imprimir o laudo para avaliação de um profissional ou até mesmo levar o laudo impresso.

Iracema de Oliveira Cotim tem 78 anos e mora no bairro Santo Antônio I. Todos os dias, por hábito, ela caminha pela avenida e, assim que viu a carreta, não pensou duas vezes em parar para realizar o exame. “Mesmo sem histórico da doença na família, me preocupo, foco na prevenção e poder fazer o exame na hora com resultado rápido é muito bom”, avalia.

Autor: Assessoria de Imprensa

Imagens