Saúde

Prevenção e acolhimento marcam ações do Setembro Amarelo na cidade

Data da publicação: 29/09/2022 17:10:32

Imagem: Divulgação Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Setembro é o mês de conscientização da prevenção do suicídio. A programação feita pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista foi dedicada à discussões, rodas de conversas e reflexões. Durante o mês, palestras foram realizadas nas escolas estaduais e nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, falando sobre automutilação e tentativas de suicídio.

Além disso, mães de alunos da rede municipal assistiram ao documentário ‘Suicídio - precisamos falar sobre isso’. Na oportunidade, psicólogos do CAPS também orientaram as mães e pediram atenção aos sinais que a criança e/ou adolescente dão com relação ao comportamento, entre outros.

No Brasil, os registros de suicídio são de aproximadamente 14 mil casos por ano. No último trimestre de 2022, o CAPS de Campo Limpo Paulista realizou 1.600 atendimentos em diagnósticos gerais, não só apenas suicídio. “Sabemos que a pandemia afetou muitas pessoas psicologicamente falando, principalmente os jovens. Nossas ações, durante esse mês, foram preventivas para minimizar os danos causados e auxiliar os pacientes e suas respectivas famílias”, afirma Roberta Napoli Calderaro, coordenadora da Saúde Mental.

Autor: Assessoria de Imprensa