Acessibilidade

Em ação inédita na região, Dr. Japim e UNIFACCAMP entregam Hospital Veterinário

30 Ago 2019

O prefeito de Campo Limpo Paulista, Dr. Japim Andrade e a UNIFACCAMP entregaram nesta quinta-feira (29) o primeiro Hospital Veterinário da região. A parceria inédita prevê 150 castrações e chipagens gratuitas de cães e gatos por mês, com custeio realizado pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista.  

Dr. Japim destacou que há muito tempo vislumbrava o trabalho conjunto entre poder público e a instituição no cuidado e bem-estar animal. "Isso foi possível graças às conversas com o mantenedor da UNIFACCAMP, dr. Nelson Gentil. Há muitos anos falávamos sobre esse sonho, que felizmente se concretizou." O prefeito reforçou ainda que agora será possível fazer o controle populacional dos cães e gatos e prevenção de doenças.

O chefe do Executivo agradeceu ao empenho de cada membro da UNIFACCAMP e alunos no desenvolvimento do projeto, que também contou com colaboração de servidores públicos, homenageados em nome da diretora da Secretaria de Serviços Urbanos, Márcia Andrade e da Chefe de Gabinete, Telma Braga. Além disso, citou a Câmara Municipal e os parlamentares que aprovaram o projeto.

O mantenedor da instituição, dr. Nelson Gentil, falou da importância que o Hospital terá para a UNIFACCAMP e para toda a comunidade acadêmica. "Além de ser um trabalho de imenso valor para os alunos, é mais grandioso ainda porque integra o nosso trabalho com a comunidade. Essa é a nova maneira de ver o ensino superior."

A coordenadora dos cursos de Saúde do Centro Universitário, Silvia Oyama, destacou que o objetivo é promover maior cobertura da saúde animal na região e fornecer um local onde os estudantes do curso de Medicina Veterinária possam cumprir programas de estágio, monitoria e residência. "Será um espaço para atendimentos de qualidade, um centro de excelência, pesquisa e extensão."

Também participaram da solenidade o secretário de Saúde, Sebastião Batista, o diretor do Hospital Veterinário, Eduardo Sant Ana da Rocha e a reitora e professora Patrícia Gentil.

As castrações serão oferecidas aos animais de pessoas de baixa renda, protetores de animais e casos específicos encaminhados pela Vigilância em Saúde. Os animais também receberão um microchip de identificação. Nesta primeira fase do Hospital, os profissionais da UNIFACCAMP e alunos farão consultas, exames de sangue, urina, dosagens de enzimas hepática e renal, ultrassons, cirurgias, internação e ainda contarão com uma farmácia veterinária.

O dono do animal não pagará nada e contará com triagem, coleta de sangue com hemograma e exames de enzimas para mensurar a estabilidade dos rins e fígado. Após essas etapas, a cirurgia será agendada com anestesia, medicamentos pré e pós-cirúrgicos, como analgésicos e retirada dos pontos após dez dias.

Após a conclusão total do projeto, a intenção é de que o Hospital permaneça aberto 24 horas e, com o andamento da obra, haverá ainda o atendimento de animais silvestres, raio-x e cirurgias de maior complexidade, como ortopédicas, oncológicas, além de neurocirurgias.

CASTRAÇÕES E CHIPAGEM - Para as castrações e chipagens gratuitas haverá um cadastro feito pela Prefeitura, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na Avenida Alfried Krupp, 995, Jardim América. O primeiro período para inscrição será de 16 a 27 de setembro, das 9h às 16h. O munícipe obrigatoriamente precisará estar inscrito ou se inscrever no Cadastro Único. 

O agendamento para quem ainda não tem o Cadastro Único acontece por meio do telefone 4812-6400 ou na sede do Cadastro Único, que também fica na Alfried Krupp, 955.

Os documentos necessários são: comprovante de residência, cartão do bolsa família ou cartão cidadão, CPF, RG, título de eleitor, carteira de trabalho de todos os maiores de 16 anos da residência (mesmo de quem não está trabalhando), certidão de nascimento, certidão de casamento, declaração escolar ou creche dos que estudam, caso haja menor sob responsabilidade levar cópia do termo de guarda, holerite dos últimos trabalhos registrados, comprovante de pagamento do banco caso seja beneficiário do INSS, comprovante com valor de parcelas de seguro desemprego.

Mensalmente será aberto um período de 15 dias para as inscrições dos interessados, que passarão por um processo de seleção e serão informados via e-mail sobre a escolha. As inscrições para cada animal valerão por um ano. Será aceita apenas a inscrição de um animal por endereço. Caso o cão ou gato seja selecionado, após 90 dias o responsável poderá pleitear a castração de um segundo animal. Famílias com menor renda per capita terão prioridade.

SERVIÇO - O atendimento particular à população será iniciado na segunda-feira (2). O horário de atendimento, inicialmente, será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 O Hospital Veterinário UNIFACCAMP fica na Rua Guatemala, 321, Jardim América, Campo Limpo Paulista. 



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário