Acessibilidade

Encontro do programa 'Primeiríssima Infância' tem troca de aprendizados e apresentação de novas políticas públicas

05 Mar 2020

O Comitê da Primeiríssima Infância de Campo Limpo Paulista se reuniu na manhã desta quinta-feira (05), na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para uma troca de experiências entre as nove cidades que compõem a frente regional da primeiríssima Infância, são elas: Jundiaí, Itatiba, Jarinu, Várzea Paulista, Cabreúva, Louveira, Morungaba, Itupeva e Campo Limpo Paulista.

Na oportunidade foi apresentado o projeto de Cultura e Educação 'Centros de Arte e Movimento' (CEAM), que atendem mais de 4,5 mil alunos em diferentes atividades físicas, culturais e educacionais. Durante a exibição do projeto, as representantes da Secretaria de Educação, Jaqueline Franco, Alessandra Andrade e Vanessa Bertini, pontuaram as realizações dos CEAMS desde seu início em 2017.

Outra atividade proposta pelo comitê campolimpense da primeiríssima infância foi a oficina da boneca 'Abayomi'. Uma boneca de pano feito com retalhos de roupas e nós, que os escravos faziam para acalmar seus filhos enquanto eram transportados da África do Sul ao Brasil.

Quando a boneca era feita, as mães mentalizavam coisas boas para seus filhos porque sabiam que poderiam ser separados quando desembarcassem. Mais tarde, historiadores descobriram que as bonecas também ajudaram muitos escravos a encontrarem seus irmãos e irmãs, por causa do mesmo pano em que suas respectivas bonecas haviam sido feitas, pano das roupas de suas mães.

Esteve no encontro, a Articuladora Regional do programa Primeiríssima Infância, Ligia Bestetti. "Parabéns pela realização deste encontro. O cuidado e carinho especial deste time que olha para a infância como uma fase importante têm ajudado vidas.", frisou. Também compareceram ao evento: o secretário de educação, Wilson Caveden; o secretário de Saúde, Sebastião Batista e a primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Dr. Cristina Andrade.

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância foi desenhado sob a premissa de que a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência são objetivos que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial.

 

Fazem parte do Comitê Municipal da Primeiríssima Infância: 

- Amanda de Farias, assistente social do CRAS Centro;
- Andréia Ferraresi Beraldo, psicóloga do CRAS São José;
- Maria do Carmo Lima, assistente social e Coordenadora do CRAS São José;
- Maria Gilda de O. Souza, Psicopedagoga, Supervisora do Programa Criança Feliz;
- Mônica Izumi Ota, Nutricionista, Coordenadora do Programa Criança Feliz;
- Vanessa Thaís Nunes, Assistente Social do CRAS São José;
- Ruth Bitencourt, Assistente Social do CRAS Botujuru;
- Adriana Bezerra, Coord. Técnica da Educação Infantil;
- Ândrea Busch, Supervisora de Educação Infantil;
- Daniela Morais, Supervisora de Educação Infantil;
- Luci Cristina T. Pereira, Coordenadora Técnica da Educação Infantil;
- Michele Gutierres Ignácio, Psicóloga;
- Miriam Passos, Gestora da Creche do Jd. América;
- Sheila Ribeiro, Gestora da Creche da Vila Chacrinha;
- Vânia Fioretti, Gestora da Creche Wanda de Carvalho Vellasco;
- Elisângela Mendes, Enfermeira da UBS de Botujuru;
- Flávia Saito, Nutricionista;
- Flávia Paranhos D. Buriola, Enfermeira Gerente da UBS Vera Regina;
- Maitê Ayala Piedra, Assessora Secretaria de Saúde;
- Priscila Iamondi, Cirurgiã Dentista.


Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário