Acessibilidade

Prefeitura é bem avaliada pelo Tribunal de Contas

11 Jun 2019

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo divulgou o Relatório das Contas de Gestão de 2018, com indicadores referentes ao desempenho de Campo Limpo Paulista na administração municipal. A cidade saltou da nota C- de 2016 para B+ em 2018.

O prefeito dr. Japim Andrade destaca que a avaliação positiva vem por conta da boa gestão financeira e renegociação da dívida de R$ 106 milhões deixada por administrações anteriores. "Desde quando assumimos a administração da Prefeitura (2017) nosso foco sempre foi deixar o nome da cidade limpo para voltarmos a ter poder de investimento. E isso está sendo possível graças ao trabalho de toda a equipe e a seriedade que pedi que todos levassem para melhorar a realidade de Campo Limpo Paulista", disse o chefe do Executivo. Outro ponto de destaque que elevou a nota de Campo Limpo Paulista foi a redução no número de cargos comissionados.

As ações promovidas pela Educação também alavancaram o índice da Prefeitura. A pasta que era classificada como B- em 2016, subiu para B+ em 2018. Isso porque foi possível investir mais na merenda escolar, que hoje é referência de qualidade em toda a região, com itens saudáveis, incluindo arroz orgânico, peixe, carnes e muita variedade de legumes e verduras.

Outro destaque na pasta foi a construção do novo currículo da rede municipal de ensino, realizada em uma parceria entre professores, gestores, alunos, pais e demais funcionários da Educação. As novas diretrizes definidas em 2018 e entregues ao Ministério da Educação estão sendo aplicadas em 2019.

Campo Limpo Paulista também avançou na estrutura das escolas, com a reforma de 33 unidades desde 2017. Outro ponto importante foi a realização de concurso público para a contratação de professores. A Educação implantou também a entrega do kit de material escolar, que chegou aos 11 mil alunos da rede em 2018. Em 2019 a entrega será no início do segundo semestre.

Segundo o secretário de Educação, Ronaldo Pereira, estima-se que a nota melhore ainda mais para a avaliação de 2019, já que o kit dos uniformes escolares foi entregue pela primeira vez em Campo Limpo Paulista para 7,5 mil alunos da rede municipal de ensino. "Com muito planejamento e gestão, conseguimos colocar a ação em prática", disse ele, ressaltando que a ação corrige um dos apontamentos do Tribunal à Prefeitura na avaliação de 2018.

Outro apontamento é a questão de vagas de creches, que deve também ser amenizada com a entrega da obra da unidade Santa Lúcia, em construção. A nova creche deverá atender cerca de 120 crianças após a inauguração. O secretário explica que a demanda pelas vagas é rotativa e tem crescido na cidade. "Estamos atravessando um momento complicado na economia, o que tem feito com que a rede pública ganhe novos alunos, oriundos de unidades particulares". Em 2018, por exemplo, a rede ganhou 800 novos alunos: 600 para Ensino Fundamental I e II e outros 200 para as creches. 

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário