Acessibilidade

Professor e aluno: motivação para a vida, além da sala de aula

05 Fev 2020

Sabe aquele professor que motiva os alunos a ir além? Eles existem! São professores que não se limitam a ensinar o conteúdo. Eles estimulam a classe a sonhar e a acreditar que com esforço tudo é possível.

José Carlos, mais conhecido como JC, professor de Geografia da rede de ensino municipal há 17 anos, é um desses motivadores espontâneos em sala de aula. Ele leciona na EMEF Luiz de Carvalho, em Botujuru e na Escola Estadual Frei Dagoberto Romag, no São José e diz que seu trabalho é muito mais do que explicar sobre relevo ou teorias demográficas. "As minhas aulas trazem os alunos para a realidade em que estão vivendo, e mostram que eles são capazes".

Sua ex-aluna Camila Almeida, de 14 anos, passou em sexto lugar no vestibular da Escola Técnica (ETEC) Botujuru, em 2019. Ela diz que os conselhos dados pelo professor foram fundamentais para buscar algo melhor para o seu futuro. "Os conselhos dele me fizeram acreditar que tudo é possível se eu me esforçar para isso. E esse foi o primeiro passo para eu conseguir entrar na ETEC".

O trabalho de JC e da proposta pedagógica construída pela Secretaria de Educação e que vem sendo implantada vem dando ótimos resultados como esse. Além da Camila, outros oito alunos da EMEF Luiz de Carvalho entraram para a ETEC esse ano e em toda a rede municipal de ensino foram 21 ex-alunos da Prefeitura, representando 30% das 70 vagas da unidade, em Campo Limpo Paulista.

Neste ano, JC terá um novo desafio. Ele está como vice-diretor na EMEF Estância São Paulo, lidando com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O público pode mudar, mas sua filosofia de trabalho continua a mesma. "Eu me preocupo com os meus alunos, e busco interagir com eles. Acredito que seja um dom".

Histórias como essa trazem um resultado importante para a comunidade. Os alunos de hoje se tornarão bons profissionais e pais de família. E nunca irão se esquecer desse aprendizado humanizado. 


 Profº JC com a nova equipe da rede municipal na EMEF Estância São Paulo

Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário