Acessibilidade

Saúde agenda teste rápido em monitorados pelas UBSs Sentinelas e Ala COVID

25 Jun 2020

A Secretaria de Saúde começa amanhã (26), mais uma ação para aplicar de forma estratégica, os testes rápidos em pessoas com sintomas.

O Centro Cultural será o local para a realização dos exames que foram previamente agendados pela equipe da Saúde com pessoas que estão sendo monitoradas por uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Sentinelas: São José, Botujuru e Vera Regina e ala Covid do Hospital de Clínicas.

O Secretário de Saúde, Dr. Sebastião Batista, explica a importância de monitorar o paciente e quando surgiram os sintomas para não dar falso resultado. "Não aplicamos o teste rápido com menos de dez dias aos primeiros sintomas ou contato com outra pessoa positiva porque o organismo ainda não desenvolveu o anticorpo IgG e IgM e portanto, pode não ser detectado na hora do exame" - informa Batista.

O secretário ressalta que o acompanhamento da equipe da Saúde é fundamental, principalmente quando há falta de ar. "Se houver desconforto respiratório, é recomendável contatar o DISK-COVID e falar com a médica. Dependendo da situação, a orientação será ir a uma das UBSs Sentinelas para medir a oxigenação e se for algo alarmante, as medidas serão tomadas" - esclarece.

MAIS - Durante dez dias, a Equipe da Saúde, fez o Teste Rápido, de porta em porta,  nas casas das pessoas com sintomas e monitoradas pelas UBS Sentinelas. Foram cerca de 20 visitas por dia, nem todas as pessoas foram localizadas em suas casa, mas a equipe está contatando para o agendamento do serviço.

Batista também responde a um questionamento da população. Por que Campo Limpo Paulista não divulga os bairros onde há mais casos de COVID-19? 

"Porque o isolamento é geral e não por bairro; para não causar pânico ou relaxamento ao cumprimento da quarentena. Se divulgarmos o bairro com mais notificações, certamente causaríamos pânico naquele local e prejudicaríamos o comércio local. Nos bairros de menor notificação há o risco das pessoas se confraternizarem, visitar umas às outras e ainda não estamos nesse momento." - Batista



Assessoria de Imprensa

Departamento de Comunicação de Campo Limpo Paulista

deixe um comentário